quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ainda Bem Não Cheguei.

Minha mãe chegou hoje de viagem, estava em Araçuaí, nossa cidade natal. Quando eu acordei já veio o de sempre: “Hoje o almoço é seu”. Mais do que justo, já que arrumar a casa seria com ela. Quando eu estava na cozinha ela chegou com um CD, nem pude acreditar direito: Trovadores do Vale.

Trovadores do Vale é um coral da minha cidade. Todas as músicas me lembram da infância magnífica que tive, dos banhos de lama, das descidas velozes do morro da Igreja do Rosário, dos domingos deliciosos onde eu, e mais dezenas de crianças, nos vestíamos a caráter para acompanharmos o Rei e a Rainha da festa do Rosário. Lembro dos tamborzeiros e a música hiper afro, das danças de saudação, do sol quente na cara iluminando o sorriso de cada um ali, do avanço na mesa de doces e biscoitos de goma, do “frej” nos doces que caiam do porquinho de barro quebrado. As músicas do coral me faz voltar a tudo isso e carrega um registro de como a minha cidade começou: canoeiros, boiadeiros, mulheres, batuques e muita fé na Nossa Senhora Pretinha do Rosário.

Mais do que depressa coloquei o CD pra tocar... no meio da primeira música eu já tinha salgado a salada com as minhas lágrimas.

Se eu não fosse de Araçuaí tenho certeza de que não ouviria essas música... É uma coisa muito louca, a forma como meu corpo reage, como eu fico arrepiada, como eu canto as música numa memória que nem eu sabia que tinha, é impressionante como dá vontade de chorar na música Bendito do Rosário, como eu entendo as letras, como dá vontade de dançar no Batução e como dá vontade de cantar alto no timbre agudo, anazalado e feio das lavadeiras. Foi uma experiência quase que extra corpórea... juro que quase saí de mim, pois não me reconheci nas atitudes. Se não fosse a minha memória corporal tão “minha” acho que eu iria pensar que fosse outra pessoas em mim... Oo’

Bom, ainda bem que minha mãe não me viu chorando, seria o fim da minha paz. Mas foi bom! Muito Bom! Ótimo! E eu ainda estou ouvindo... dO.ob

Quem quiser conhecer/ouvir as músicas, clique aqui ó!

Um comentário:

  1. "Trovadores do Vale", esse coral é o Vale do Jequitinhonha inteiro. Metonímia dos 5 anos em que eu vivi lá, minhas férias escolares durante a minha infância. Enfim recordações a que essas músicas me remetem.

    ResponderExcluir